11 janeiro 2016

Sem Segredos com as Plantinhas [Substrato e Rega]

Oba! Mais um post sobre Plantinhas! Neste vamos falar de Substrato e Rega.

O que é Substrato?
Falando em Biologia, o substrato nada mais é que o meio nutriente que serve de base para o desenvolvimento de um organismo. No caso de jardinagem, estamos falando nada mais nada menos que a terra. UAU! #japanerd #japabotânica

Qual o substrato ideal para Suculentas e Cactus?
Os especialistas dizem que o melhor para estas plantas é misturar terra comum, areia e cascalho fino.
Para as minhas plantas costumo misturar duas partes de terra comum com areia. O cascalho eu coloco para cactus ou suculentas mais resistentes. A terra precisa ter boa drenagem justamente porque as danadinhas já retém a umidade nas próprias folhas. Não há necessidade de ambiente úmido e elas realmente se dão melhor no meio seco.

Como regar?
Costumo regar 1X/semana nos tempos mais quentes [Verão] e a cada 15 dias para tempos mais úmidos ou frios [Inverno]. Não precisa encharcar as folhas, pois a maioria das espécies possui cera ou algum tipo de proteção para justamente perder menos água possível. O regador que uso tem bico preciso e coloco diretamente no substrato [terra], assim que verifico que esta úmido paro de molhar.
Se o seu vaso for pequeno e tiver pouco substrato, não esqueça de ver se a terra esta seca demais e planeje a rega com mais frequência, assim você evita que a planta sofra.
Meu Regador Azul! 
Comprei esse regador na Tok&Stok, mas somente depois que a coleção cresceu. Se você esta iniciando, é perfeitamente aceitável levar a plantinha até a torneira mais próxima. As minhas estão em duas janelas altas de casa e ainda por cima são mais de 10 vasinhos, achei mais produtivo ter o regador! Economiza tempo quando a coleção esta grande!

Costumo regar no domingo, que é um dia tranquilo para mim. Já cheguei a esquecer e as plantas resistiram bem com duas semanas sem rega mas, acho que isso as faz sofrer porque começam a ficar amareladas ou murcham um pouco. Tente criar uma rotina ou coloque um lembrete no celular. Apesar de precisarem de pouca água e as regas serem bem espaçadas ainda sim precisa de cuidados mínimos.

Devido a não exigirem cuidados frequentes e serem bem resistentes essas plantas são ótima opção para quem quer começar a cuidar de plantas!

No próximo post da série falaremos de Como e Quando Replantar.
Ficou com dúvidas sobre este tópico? Fala comigo!
Não sou especialista no assunto mas, gosto muito das plantinhas. Se mesmo com as dicas as suas plantas não estejam correspondendo, vale pesquisar ou solicitar a ajuda de um biólogo ou jardineiro.
Kiss 

2 comentários:

  1. amei as diquinhas!
    Estamos fazendo uma horta/jardim, com certeza essas dicas vão ajudar <3

    ResponderExcluir
  2. Estou amando suas dicas! <3 Já me sinto mais confiante pra comprar novas suculentas! <3

    Flores de Novembro

    ResponderExcluir

Me faça feliz! Comente!