05 janeiro 2016

Sem Segredos com as Plantinhas [Adquirir]

Oi! Muita gente me pergunta, manda mensagem e tudo mais sobre o segredo ou dicas de como cuidar das suculentas e cactus. A verdade é que eu não faço nada demais, apenas gosto muito delas e não sou uma especialista ou botânica profissional.
Sou mais uma entusiasta que talvez tenha dado certo porque, li e estudei um pouquinho sobre elas [plantinhas] antes de começar a cultivá-las.

Farei uma série de posts rápidos sobre como cuido delas, talvez se você ler, pode comparar com o que anda fazendo e ajustar para cuidados que você tem com as suas plantas. Não tem segredo e algumas coisas são óbvias mas, às vezes um detalhe que você esteja fazendo errado pode realmente impactar a planta e fazer toda a diferença!

Hoje vamos falar de:  Onde, como e quando comprar uma suculenta?
Essas plantas estão em alta! Isso é bom e ruim, pois agora você encontra facilmente em supermercados, lojas de jardinagem e construção. O único ponto ruim é que já vi muitos estabelecimentos deixando as plantinhas como se fossem objetos nas prateleiras e muitas apodrecem e morrem por não estarem em ambiente adequado, mal tratadas.
As mudas menores aqui em São Paulo estão na faixa de R$ 1,50 a R$ 8,00. Prefiro comprar em lojas especializadas em jardinagem justamente pelo aspecto mais saudável das plantas. Aqui na São Paulo temos o Shopping Garden. Além de você encontra outros produtos e ferramentas para cuidar das plantas, que facilitam sua vida.
Foto Antiga da Minha Coleção

Antes de escolher a sua muda, verifique se as folhas estão saudáveis e sem machucados, assim você evita dores de cabeça com possíveis doenças que elas podem pegar. Aproveite para verificar se não tem pulgões ou outros insetos. Já tive o infortúnio de levar uma plantinha com essas praguinhas e acabar espalhando para as outras da coleção.

Quando chegar em casa com suas novas "amigas", não as replante imediatamente! Espere alguns dias e posicione-as em um ambiente que tenha boa claridade durante boa parte do dia e regue-as caso verifique que a terra esta muito seca. Fazendo isso você dá tempo da planta te responder se esta num local adequado e evita doenças. As novas moradoras aqui de casa sempre ficam numa janela separada das veteranas, justamente assim você evita praguinhas e doenças que as novas possam estar "carregando".

No próximo post desta série falarei sobre a rotina da rega e um pouco sobre o substrato [terra].
Caso ainda tenha dúvidas, deixa comentário ou manda e-mail [cih.coloridex@gmail.com]. Vou amar trocar figurinhas com vocês sobre as plantinhas.
Kiss

5 comentários:

  1. Ótimas dicas Cih, adoro!
    Feliz 2016 cheiod e realizações.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rejane! Feliz 2016 pra ti tb! Kiss

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as diiicas! Estamos planejando na nossa república fazer uma hortinha e um jardinzinho, as suculentas são de mais né? <3

    ResponderExcluir
  4. Ai que demais você fazendo esses posts!!
    Porque eu confesso que falhei com as minhas suculentas e vai ser muito bom aprender com alguém com experiência haha
    Beijos <3

    Flores de Novembro

    ResponderExcluir

Me faça feliz! Comente!