18 janeiro 2016

Sem Segredo com as Plantinhas [Quando e Como Replantar]

Acho que essa foi a parte mais complexa para meu aprendizado com as plantinhas!
Adquiri todas as minhas suculentas e cactus em vasos muito pequenos e de plástico. Algumas delas pareciam que já estavam transbordando para fora. Algumas espécies crescem e ficam penduras e a impressão é que estão rastejando para fora.
Não se assuste! rs...

Quando Replantar ou Transplantar?
Não se atenha a planta em si, você precisa dar atenção para as raízes primeiro!
Meu primeiro caso, meus cactus estavam começando a ficar com os bulbos esmagados contra o vidro do terrário semi-fechado, então não precisei olhar as raízes. Estava nítido que elas começariam a sofrer e se deformar por conta do crescimento.
Se não for seu caso, olhe para o furos de drenagem do vaso. Se notar que as raízes estão começando a sair por esses orifícios é hora de transplantar para um local maior!
Algumas de minhas suculentas estavam lindas nos vasos, mas ao verificar os orifícios de drenagem acabei me surpreendendo pois, estavam suplicando por mais espaço.

Como Replantar?
Passo #1: Retirar do vaso atual
A melhor forma de retirar a planta sem danificá-la é fazê-lo com o substrato bem seco. Vire o vaso de cabeça para baixo e apoie com uma das mãos na base da planta [entre o início da raiz e os caules].
Se o seu vaso é de plástico mole, vale dar umas amassadinhas com as mãos, tendo cautela para não danificar as raízes, depois vire de cabeça para baixo como mencionado antes. Normalmente a plantinha sai que nem desenformar pudim. rs...
Sai inteira do vaso!

Se notar resistência mesmo fazendo os procedimentos acima, introduza um palito nos orifícios de drenagem na base do vasinho afim de ajudar a empurrar a terra e a planta para fora. Se não houver orifício no vaso pegue uma espátula e vá rodeando a terra do vaso e depois tente virar de ponta cabeça de novo. Uma hora e com jeitinho ela sai! Tenha fé! rs...

Passo #2: Preparar a raiz
Delicadamente arrume a raiz. Retire o excesso de terra com cuidado, tente retirar as raízes que estão muito longas e emaranhadas. Se estiver com receio de fazer essa poda, apenas arrume as raízes de modo que a liberte e tenha a impressão de que as raízes estejam confortáveis. Na foto acima as raízes estão espremidas em todos os lados. Dando batidinhas de leve e massageando de leve elas se abrem e tomam seu real espaço. Agora a plantinha esta pronta para o novo vaso!

Passo #3: Substrato e vaso novo [uhhhha lá!]
Costumo colocar metade do substrato do antigo vaso e o restante preencho com substrato novo. Coloque um pouco do substrato no vaso e faça um buraco para alocar a planta, acomode-a e preencha com mais substrato até que a base da planta esteja coberta. Para firmar a planta pressione levemente a terra contra o vaso.
Transplantando...

Não tenha medo de manusear a terra e as plantinhas! Pode ser que cometamos alguns erros no meio do caminho. Eu cheguei a machucar algumas plantinhas, folhas caíram, caules quebraram mas, alguns acidentes realmente podem acontecer! E o mais mágico é que descobri mais ainda sobre as plantinhas depois dessas experiências! Conto mais sobre isso no próximo post da série: Propagação.

Agora vão ficar aí por um bom tempo! 

Kiss
Quer compartilhar sua experiência com as plantinhas? Esta com dúvidas? Vamos trocar ideias e sugestões! Deixa um comentário, me manda e-mail [cih.coloridex@gmail.com] ou me procura nas redes sociais. Vou adorar!

3 comentários:

  1. Que legal essa sua ideia de série de posts, Cih!
    Como eu não cuido de plantinhas, mas minha mãe sim, vou passar as dicas pra ela! <3

    Kissu

    ResponderExcluir
  2. Que post maravilhoso! Booom saber! Pq tive duas fofuras dessas que morreram pq não tive cuidado. :(

    ResponderExcluir

Me faça feliz! Comente!