05 janeiro 2016

Sem Segredos com as Plantinhas [Adquirir]

Oi! Muita gente me pergunta, manda mensagem e tudo mais sobre o segredo ou dicas de como cuidar das suculentas e cactus. A verdade é que eu não faço nada demais, apenas gosto muito delas e não sou uma especialista ou botânica profissional.
Sou mais uma entusiasta que talvez tenha dado certo porque, li e estudei um pouquinho sobre elas [plantinhas] antes de começar a cultivá-las.

Farei uma série de posts rápidos sobre como cuido delas, talvez se você ler, pode comparar com o que anda fazendo e ajustar para cuidados que você tem com as suas plantas. Não tem segredo e algumas coisas são óbvias mas, às vezes um detalhe que você esteja fazendo errado pode realmente impactar a planta e fazer toda a diferença!

Hoje vamos falar de:  Onde, como e quando comprar uma suculenta?
Essas plantas estão em alta! Isso é bom e ruim, pois agora você encontra facilmente em supermercados, lojas de jardinagem e construção. O único ponto ruim é que já vi muitos estabelecimentos deixando as plantinhas como se fossem objetos nas prateleiras e muitas apodrecem e morrem por não estarem em ambiente adequado, mal tratadas.
As mudas menores aqui em São Paulo estão na faixa de R$ 1,50 a R$ 8,00. Prefiro comprar em lojas especializadas em jardinagem justamente pelo aspecto mais saudável das plantas. Aqui na São Paulo temos o Shopping Garden. Além de você encontra outros produtos e ferramentas para cuidar das plantas, que facilitam sua vida.
Foto Antiga da Minha Coleção

Antes de escolher a sua muda, verifique se as folhas estão saudáveis e sem machucados, assim você evita dores de cabeça com possíveis doenças que elas podem pegar. Aproveite para verificar se não tem pulgões ou outros insetos. Já tive o infortúnio de levar uma plantinha com essas praguinhas e acabar espalhando para as outras da coleção.

Quando chegar em casa com suas novas "amigas", não as replante imediatamente! Espere alguns dias e posicione-as em um ambiente que tenha boa claridade durante boa parte do dia e regue-as caso verifique que a terra esta muito seca. Fazendo isso você dá tempo da planta te responder se esta num local adequado e evita doenças. As novas moradoras aqui de casa sempre ficam numa janela separada das veteranas, justamente assim você evita praguinhas e doenças que as novas possam estar "carregando".

No próximo post desta série falarei sobre a rotina da rega e um pouco sobre o substrato [terra].
Caso ainda tenha dúvidas, deixa comentário ou manda e-mail [cih.coloridex@gmail.com]. Vou amar trocar figurinhas com vocês sobre as plantinhas.
Kiss

5 comentários:

  1. Ótimas dicas Cih, adoro!
    Feliz 2016 cheiod e realizações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as diiicas! Estamos planejando na nossa república fazer uma hortinha e um jardinzinho, as suculentas são de mais né? <3

    ResponderExcluir
  4. Ai que demais você fazendo esses posts!!
    Porque eu confesso que falhei com as minhas suculentas e vai ser muito bom aprender com alguém com experiência haha
    Beijos <3

    Flores de Novembro

    ResponderExcluir

Me faça feliz! Comente!