25 outubro 2010

Minhas pequenas dicas e a enquete


Olá, people!
Sim, ainda estou me recuperando do pé machucado. Já tirei a tala e fui ao médico. Terei que fazer mais exames! Olhando para meu pé esquerdo, parece que as coisas estão no lugar. Obrigada à todas as twittadas, comentários, e-mails e telefonemas. Tô dodói mas, tô sarando super bem! ♥

O assunto deste post é para as leitoras-crafters do Coloridex! Ainda não tive a felicidade de receber dúvidas vindas do sexo masculino, acredito que as agulhas, tecidos e manualidades ainda são da maioria maciça feminina. Enfim, ando recebendo altas perguntinhas sobre artesanato, principalmente sobre feltro.
São perguntas desde os tipos de pontos, linhas até a fabricação dos moldes e sequências de montagem das peças. Tem gente me mandando e-mail perguntando da onde eu tiro os molde! Então, resolvi mostrar aqui neste post como é o processo de criação.

1) Idéias = Desenhos e Anotações.
PhotobucketTodas as minhas criações começaram como rabiscos do meu dia a dia. Um desenho aqui, uma anotação ali, calculando medidas, imaginando que tecido ou cor de feltro usar e qual tipo de linha é melhor. Tudo isso eu coloco no papel, parece bobo mas, no fim do dia você tem anotado mil idéias. Têm dias que eu olho meu caderninho e fico pensando por onde vou começar. A dica é: comece do mais fácil de executar.
Essa estrelinha foi meu 1º trabalho em feltro. Note como era tudo muito básico, meus pontos ainda não eram uniformes e não tinha técnica nenhuma! Ninguém nasce sabendo as coisas, pelo menos eu não nasci sabendo costurar! Não desanimem porque as primeiras peças sempre vão sair com aquele ar de "precisa melhorar". Isso é normal. Se você é uma daquelas pessoas que não nasceram para o desenho, não tem problema, comece com moldes prontos de revistas ou baixados da internet.

2) MOLDES = Tentativa e Erro.
Eu sempre quis fazer minhas próprias peças. Essa dica eu deixo para quem quer o mesmo! Eu queria porque queria reproduzir em feltro meu doce favorito: o brigadeiro. Pelo menos, na época que comecei a costurar, não havia molde em três dimensões do jeitinho que eu imaginava, o jeito mesmo foi desenhar e começar a fabricar os moldes. Quem disse que acertei na primeira? Errado! Foram inúmeras tentativas, vários erros até chegar ao molde dos brigadeirinhos que vendo hoje. Deu um trabalhão, desenhar, criar os moldes e escolher as melhores técnicas para chegar à esta criação. Por esta razão eu não distribuo o molde, afinal de contas, é meu e eu faço o que eu bem entender com ele. BUT isso não me impede de ajudar as leitoras com suas dúvidas, respondo todas as dúvidas com carinho. Tento ajudar ao máximo, na época que comecei não consegui ajuda de muitas pessoas e nem por isso desisti dos projetos que tinha em mente.
Quando saiu o primeiro brigadeiro eu fiquei orgulhosíssima mas, se você comparar o primeiro com o último que vendi, você nota a evolução:
 3) Controle de Qualidade.
Quando fiz o 1º molde do brigadeiro, eu estava nas nuvens. Achando que estava tudo bem só que eu tenho um irmão super sincero e ele não pensou duas vezes em falar que a forminha estava torta, a massa do brigadeiro achatada e os granulados muito juntos uns dos outros. Na hora eu fiquei mega ofendida porque deu trabalho mas, depois pensando melhor se não fosse as críticas dele, talvez eu não tivesse enxergado que eu precisava melhorar em alguns pontos. Por isso é sempre bom averiguar uma opinião de confiança. Hoje em dia quem me dão as dicas são meu irmão, minha mãe e meu bofe. Eles vivem de marcação acirrada para as coisas que faço! Talvez sem eles eu evoluiria mas, demoraria muito mais a perceber o que precisava ser melhorado/incluído/excluído. Aceite esse tipo de crítica como ajuda!

Gente, eu sei que essas dicas são bem genéricas porém, acredito que sem entendê-las profundamente seu trabalho craft pode demorar a evoluir. Esse post é para vocês andarem MENOS em círculos como eu andei! =)
Falei tudo isso para poder apresentar a nova enquete do Coloridex! No intuito de presentear as crafters-inciantes [ou não], farei um vídeo-tutorial da criação mais votada nesta enquete. Espero que isso motive ainda mais a criatividade e a vontade de fazer que esta dentro de cada uma de nós!
para participar da enquete basta votar na enquete que ficará no sidebar direito do blog! Vote! Vote! Vote!

Kiss

11 comentários:

  1. Eu sou tírrivel Cih... hahaha ~ acho que vou continuar com o nihongo que levo mais jeito pra desenhar kanjis!!!

    smackkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Ai, Cih!

    Vendo assim até bate uma vontadinha de fazer isso também, mas e tempo? Não sobra... Facul+trabalho+bophe.... Dá não! kkk
    Mas os seus são lindinhos, um xuxuzinho! Parabéns!

    Beijos, flor!

    ResponderExcluir
  3. Ai, flor! Que bom que estás melhor do pé ^^

    Que bom que está ajudando as crafteiras iniciantes, assim como eu, a melhorarem seu trabalho cada dia mais! :)
    Já votei na enquete, viu?!

    ResponderExcluir
  4. Qm sabe eu comece a fazer? Vou até tentar, viu? Te falo dps Cih
    bjoks

    ResponderExcluir
  5. dicas básicas, mas fundamentais! apesar de eu já saber tudo isso, é sempre bom ter alguém reforçando. uma coisa ou outro q vc ignora, como desenhar as idéias por exemplo, pode fazer aquela diferença! amei o post... e nem sei como agradecer por toda a ajuda (e inspiração) q vc sempre me dá... ♥ vou votar na enquete! kisu~

    ResponderExcluir
  6. Hey ^^

    Q dicas bacanas, acho lindo seu trabalho de fato, muito capricho e carinho, vergonha eu não sei nem costurar minhas próprias roupas hahaha
    Quero conferir o tuto vídeo quando o fizer, já votei na enquete.

    Xoxo

    :: Loma

    ResponderExcluir
  7. adorei as dicas Cih!!!!!!!!!!!
    to tentando uploadear o video no youtube menina, mas tah uma saga! rsrs guenta ai que logo sai!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei ler esse seu post, contando sobre suas experiências. Toda vez que eu faço minhas coisinhas, eu acho que poderiam ficar melhores, as opiniões dos meus familiares me confundem muito, mas realmente ajuda na maioria das vezes. Acho que preciso me dedicar mais aos moldes, cada vez fica tudo diferente, haisudhaisudh... omg. Realmente, o primeiro brigadeiro pro atual da pra notar as diferenças na forminha, na massinha e no granulado. Eu acho lindo essas suas criações. Melhoras com o pezinho, Cih, vi a foto na hora que cliquei aqui pra comentar. Estou super sumida, adoro vir aqui e to me recuperando da ressaca de canseira de esse início de trampo me proporcionou...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oie tudo bem miga?
    E o pé como está? espero que melhor =). Bom, eu adorei seu post, estou louca p/ ver o seu vídeo-tutorial =) já votei na enquete =) e achei super legal a sua idéia de ajudar as crafters de plantão =), sobre a diferença dos moldes realmente dá p/ ver a diferença =) a 2º foto está bem melhor =) é legal agente ver a evolução de nós mesmas né? eu to descobrindo muita coisa sobre mim mesma que eu nem imaginaria que poderia fazer e estou amando =) amei miga!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Ahhh Cih! :P

    Eu não levo jeito pra essas coisas tbm não! hahaha...
    Mas adoro ver as coisinhas lindas que você faz... logo quero encomendar mais... :D

    Beeeijos, e vamos marcar logo nosso fds? :D

    ResponderExcluir
  11. Eu morro de vontade de fazer coisinhas com feltro, acho tão CUTE, mas ainda não tive esta ousadia.Já as suas criações são perfeitinhas...
    Mas vou guardar bem as dicas pra quando eu tomar coragem.
    E melhoras aí com pé.
    bejoo.

    ResponderExcluir

Me faça feliz! Comente!