26 abril 2015

Cuidando de Suculentas Babies [A Propagação]

As plantinhas fizeram eu tirar a poeria deste blog! Agradeçam à elas, porque ultimamente minha vida offline esta me enlouquecendo e somente elas para me fazerem relaxar e desacelerar!
O post de hoje é para registrar algumas de minhas descobertas sobre as suculentas! Cada dia me surpreendo mais com essas plantas!
Acidentalmente na hora de transportar os vasinhos de uma janela para outra ou replantá-las acabo machucando algumas. Eu fico muito apreensiva quando via algumas das folhinhas simplesmente despencarem dos talos! Não sei, né?! Vai que elas sentem dores... rs.
Normalmente descartava as folhas no lixo orgânico e ficava com remorso. Dia desses, uma de minhas suculentas perdeu duas folhas gorduchas e saudáveis. Fiquei com dó de jogar no lixo e resolvi que iria deixar no vaso para virar adubo orgânico e olha o que aconteceu em duas semanas:
Gente!? Não é demais?! A folha se mantece saudável até esses brotinhos aparecerem! In-crí-vel! 
Bom, para os entusiastas dessas plantas isso já era sabido. Eu me sinto novata ainda mas, a descoberta foi tão feliz!
A partir dai comecei a pesquisar mais sobre isso e este tipo "reprodução" é conhecida como Propagação. Encontrei alguns blogs gringos que falam desse método, mas para quem quer ir direto ao ponto eu recomendo o NEEDLES + LEAVES. Lá, duas mulheres dão orientações sobre esse método e muitas outras dicas lindas de viver para fazer com as suculentas!

Babies Suculents
Babies Suculentas crescendo 

As minhas estão indo bem. Tudo o que você precisa fazer é ter uma folha intacta e deixá-la repousada em superfície pouco úmida (eu uso vasos provisórios com terra fofa), em poucos dias começam a brotar raízes muito finas e logo em seguida vem os brotinhos lindos! Não são todas as folhas que dão brotos, algumas nascem apenas raízes novas. Com o tempo a folha "matriz" murcha e você pode separá-la dos bebês. As minhas estão começando a murchar agora, acho que vou deixar com a folha matriz porque estou com medo de machucar as plantas sem necessidade.
É muito fácil, né?! Por isso não se desespere se ver sua planta se acidentou e perdeu algumas folhas! "Há males que vem para bem!" #japapositiva
Tenho outras suculentas que ficaram com ciúmes e resolveram dar brotos sem perder folhas:
Babies Suculents
Muito fófis, né!? 

Espero que este post arranque um sorriso e inspire seus cuidados com essas plantas lindas e fáceis de cuidar! Nos falamos nos comentários! Adoro trocar figurinhas sobre esse assunto! Kiss

4 comentários:

  1. Ain Cih, assim você me mata de vontade de ter uma suculentazinha para chamar de minha <3
    Gostaria de ter uma mas nem sei se elas viveriam em uma casa fechada passo o da fora :(

    ResponderExcluir
  2. Ai, que fofura! A natureza é mesmo mágica. Esses dias comprei um mini-cacto, mas esqueci na minha sogra, hahaha!

    Mas não vejo a hora de virar a louca das suculentas também, é muito amor :)

    Um beijo,
    Re

    ResponderExcluir
  3. Eu acho lindinhas, mas não tenho paciência sou péssima com plantas =(

    www.hipermetropiafashion.com.br

    ResponderExcluir
  4. Com certeza o post me arrancou um sorriso!! Adorei saber disso, recém comecei a adquirir essas plantinhas! E o meu interesse por elas veio do seu blog, pois já as tinha visto aqui!

    ResponderExcluir

Me faça feliz! Comente!