20 fevereiro 2014

Eu, minha tattoo e a cicatriz hipertrófica

Oi! Alguém aí lembra que eu fiz uma tattoo no pulso no final do ano!? Não!? Pois é! Fui lá e fiz.
A ganância foi tanta que fui no estúdio e no mesmo dia saí com a minha 2ª tattoo! Super feliz![clica aqui pra ver!]
Cuidei direitinho dela nos primeiros 14 dias! Lavando com sabonete neutro, evitando sol e passando a pomada cicatrizante. Afinal de contas essa era segunda já! Nada com que se preocupar! Notei que essa demorou mais de um mês para cicatrizar. Sentia umas pontadas, uma espécie de coceirinha chata, mas me contorcia para não coçar! Fiz de tudo para não estragar a tattoo.
Depois deste período infernal, uma ingrata surpresa: cicatrizou com falhas!
Daí veio aquele sentimento de frustração e decepção. O que será que fiz de errado?
Aham... tive que ouvir uns comentários assim:
"tá vendo... fica fazendo a tattoo em qualquer lugar!"
"vc tem alergia de pele, não deveria fazer tatuagem!" #despirocando
Apesar de ter engolido todos os comentários não fiz em qualquer lugar, fiz no mesmo estúdio e com o mesmo tatuador da primeira! Além disso, cuido muito bem da minha pele justamente por todas as restrições que tenho devido a alergias que tenho de algumas substâncias.
Fui à dermatologista e ela me disse que isso era cicatriz hipertrófica! =/

A tattoo ficou em alto relevo e sensível ao toque. Reparem no lado esquerdo no "cabo" de coração da chave! Ficou muito inchado e sensível! T_T #japonesachora
Depois do meu diagnóstico, fiquei mais esperançosa pois há alguns tratamentos! A cicatriz hipertrófica é uma produção excessiva de colágeno pelos fibroblastos! Os médicos me disseram que isso pode ter acontecido nesta tattoo devido a sua localização. O pulso esta muito mais exporto à bactérias, à movimentos da própria mão e talvez isso tenha favorecido para que o tempo de cicatrização se estendesse. 

Escolhi o tratamento com pomada porque era o mais em conta e menos invasivo. Utilizei a pomada Contractubex (R$ 40,00 na farmácia) por quase um mês. Toda noite massageava a região do pulso com a pomada e protegia com gaze para manter o tratamento o mais tempo possível na pele.
Agora venho mostrar a vocês que esta bem melhor:

A pele uniformizou e a sensibilidade sumiu! Ainda estou em tratamento e não utilizei o tubo inteiro, vai dar para terminar só com o que comprei (bisnaga de 20g). Eu vi em fóruns de tatuagem o pessoal indicando Cicatricure, mas este medicamento tem um composto que clareia a pele e talvez não seja o melhor se o caso for tatuagem.
 Uma dica nunca dispensa a visita à um médico especialista mas, quis registrar a evolução do tratamento e mostrar que agora ela esta mais bonita que antes! E já estou pensando na próxima tattoo... rs.
Para quem quiser saber da minha experiência com a primeira tattoo: My First Tattoo
Kiss

51 comentários:

  1. Nossa que chato isso, mas ainda bem que tem o tratamento. Boa sorte.
    Bom fim de Semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. sempre existe uma pomadinha milagrosa! hahaha
    o resultado ficou ótimo agora que sarou :)

    ResponderExcluir
  3. Aiiii que bom que agora tá tudo certinho né!

    ResponderExcluir
  4. Olá Cih
    Nossa que bom que melhorou né, mas vc é corajosa kkkkkk eu não teria tanta coragem assim kkkkkk.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Cih!
    Que bom que está melhorando. Eu tenho uma tatoo no pé há uns 10 anos e ela é sensível até hj, sempre q esbarro alguma coisa nela dói, mas sabe que nunca pensei em ir ao médico ver isso? Agora lendo seu post, me deu um click e acho que vou verificar isso.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Cih, minha cicatrização é bem ruinzinha, por isso ainda não tive coragem pra fazer a tattoo, só pela cicatrização. =/
    Japoneses e negros tem mais desse problema de quelóide, etc.. e algumas regiões do corpo sofrem mais tb.
    quando tiverem uma solução, vou fazer tb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Silvia! É... se vc tem essa tendência é melhor mesmo pensar um pouco antes de fazer mas, eu acho que o local também contribuí mto para essas coisas.
      Anyway... se precisar de alguma informação, estou aqui. Kiss

      Excluir
  7. Ai, amiga você deve ter ficado desesperadinha ou chateadinha né? Eu no seu lugar ficaria morrendo de medo de ser algo mais serio. Mais ainda bem que está bem melhor pela foto dá para ver, legal o post assim quem passar por isso já sabe o que fazer, né?

    ResponderExcluir
  8. Nossa que coisa, é super chato quando essas coisas nos acontece né? O importante é que já está em recuperação, acho fofa essa tatoo, mas nao tenho coragem de fazer =/

    saudades daqui estava, beijos

    ResponderExcluir
  9. Cicatrização é coisa séria, não importa se é de um simples machucado, uma cirurgia ou uma tatuagem, o que não pode é tratar com - de alguma forma - descaso, cuidando muito pouco ou nada. Falo isso por experiência própria, pois já fiz 35 cirurgias e apenas uma delas deu problema na cicatrização (mas foi negligência médica, era um residente e ele não acreditou quando minha mãe disse que eu tinha alergia à pomadas). E se a pessoa for como eu que tem cicatrização lenta, o cuidado deve ser redobrado!

    Mas que bom que no seu caso teve tratamento e a tatuagem já esteja quase 100%, fica a lição pra tomar mais cuidado da próxima vez.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Amei sua tatuagem, aliás, as duas! A minha primeira tatuagem ficou assim! Até hoje eu passo a mão e sinto o alto relevo, isso porque fiz há quase 7 anos... Já a minha tatuagem no dedo (aquele triângulo) ficou assim tbm! Ficou meio que borrado.. mas eu não cuidei tão bem quanto você, no mesmo dia que eu fiz eu entrei na piscina kkkkkkkk e acabei coçando... e coça demais. Parece que era tinta e caiu um pouco de água em cima... fiquei chateada mas hj nem lembro mais.
    Não acho legal as pessoas criticando você por causa de um problema com a tatuagem, você é muito responsável e cuidadosa, tatuagem é uma escolha pessoal de cada um. Eu farei muitas ainda, muah! :D Beijos mil, Cih. <3

    ResponderExcluir
  11. Então isso aconteceu com minha ultima tatuagem(Ironicamente foi justo a mais simples ble feita com o profissional mais conceituado) A resposta que encotrei, é que descendentes de asiáticos, como eu e você, tem uma pra disposição maior pra quelóides, não só em tatuagens mas qualquer corte na pele... Eu Ia tentar a cicatricure mas depois de ver seu post vou tentar a mesma que você usou, beijos até mais!!

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde. Gostaria de saber como a sua tatuagem está hoje? Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde. Gostaria de saber como está hoje sua tatuagem? Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Minha primeira tatuagem, que também foi no pulso ficou assim igual a sua (até pior) usei uma pomada chamada diprosone ficou melhorou em 3 dias, não está mais em alto relevo mas não esta perfeita, ela ta parecida com a sua na segunda foto (enrugada) não consigo deixa-lá melhor. A sua já está perfeita ?

    ResponderExcluir
  15. Olá, sua tatuagem esta boa? A minha aconteceu isso! Fiz a 15 dias e esta assim!!

    ResponderExcluir
  16. Olá, a sua tatagem esta 100% ja?? Deu certo esse tratamento? A minha aconteceu isso!!! Fiz a tatuagem a 15 dias!

    ResponderExcluir
  17. E ai como está sua tattoo?

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, como está sua tatuagem hoje? Posta foto dela, a minha já se passaram 20 dias ainda incomoda e está com este relevo em uma parte, também foi no pulso.

    ResponderExcluir
  19. Bacana o depoimento! É muito importante também não confundir esse tipo de cicatriz com quelóide, enfim, parabéns pela tattoo!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia. Minha tatuagem deu a mesm lesão hipertrófica, só que a tinta saiu e terei que pinta de novo. voce sae se posso pintar em cima dela asim mesmo ou nao?

    ResponderExcluir
  21. posta foto atualmente e diga-nos quanto tempo vc ficou passando a pomada

    ResponderExcluir
  22. Verdade, posta fotos recentes por favor...

    ResponderExcluir
  23. Retoquei a minha no pescoço a pelo menos uns 4 meses e agora senti um aumento na pele, sensibilidade e uma dorzinha chata.. localização, pescoço, cor azul.. marquei dermatologista...

    ResponderExcluir
  24. Estou com o mesmo problema..posta fotos da sua tatoo recente pra gente ver como está.

    ResponderExcluir
  25. Nega, sabe se vendem sem receita esta pomada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabi. Vendi sim é só ir a farmácia e pedir! =] Não possui nem um componente que exija receita! ;D

      Excluir
  26. voce começou a usar a pomada quantos dias após fazer a tatuagem?

    ResponderExcluir
  27. Fiz a tatuagem tem 4meses e não gostei tá uma cicatriz o que faço para melhorar?

    ResponderExcluir
  28. Fiz minha tatuagem há 4 meses mas ela é super sensivel. Se fizer carinho nela, ela logo fica em alto relevo! Mas n sinto dor mesmo que esse alto relevo fique idêntico à uma tatuagem pós terminada! Parabéns! Ótimo poat!

    ResponderExcluir
  29. Uma perguntinha...se a minha primeira tatuagem deu a cicatriz hipertrófica quer dizer que toda tatuagem que eu fizer tbm terá essa cicatrização?

    ResponderExcluir
  30. Fiz uma tatuagem tem 15 dias e ficou com queloide o que faço? Me ajudem. Tem alguma pomada que posso usa p acaba que essa queloide? Será se posso usa a cicatricure?

    ResponderExcluir
  31. Tenho 5 tatuagens. A quarta foi a única que fez tb essa reação. Parece que é devido ao pigmento da tinta...
    Já fui à uns 3 dermatologistas e até agora nenhum acertou no tratamento, uma me disse até não sumiria, só se removesse a tatuagem. Uma amiga, q passou por uma cirurgia plástica me indicou essa pomada tb, a Contractubex, pois foi a indicação do médico dela pra passar na cicatriz. Comprei tem 2 dias, ainda to esperando o resultado, mas depois desse post fiquei ainda mais esperançosa! 😊

    ResponderExcluir
  32. Tenho 5 tatuagens. A quarta foi a única que fez tb essa reação. Parece que é devido ao pigmento da tinta...
    Já fui à uns 3 dermatologistas e até agora nenhum acertou no tratamento, uma me disse até não sumiria, só se removesse a tatuagem. Uma amiga, q passou por uma cirurgia plástica me indicou essa pomada tb, a Contractubex, pois foi a indicação do médico dela pra passar na cicatriz. Comprei tem 2 dias, ainda to esperando o resultado, mas depois desse post fiquei ainda mais esperançosa! 😊

    ResponderExcluir
  33. A minha também tá com essa reação e em vários lugares dela. Não só em um. Ela é toda pintada por dentro. Vou comprar a pomada e passar! Fiz tem um mês!!! Tomara que funcione, pois fiquei esperançosa! Foi a primeira que fiz e ficou desse geito. Tava pensando em nunca mais. Agr se melhorar, quem sabe. Rs

    ResponderExcluir
  34. Olá, tive um acidente em dezembro de 2016 e descobri que tenho tendencia a queloide. Quero muito fazer uma tatoo na costela, mas estou com medo de dar queloide... para a queloide que ficou no meu pé, do acidente, um médico, ortopedista, me indicou essa pomadinha mas como eu tinha ido em um dermatologista e ele me fez comprar varios remedios manipulados e nada resolveu, fiquei receiosa e acabei não comprando, mas ouvi e vi relatos de que essa pomada "é massa" mesmo.
    Será que posso usa-la logo após a tatuagem, ou ela só pode ser usada para tratamento, caso dê a queloide???

    ResponderExcluir
  35. Bom... Eu vim aqui para agradecer sua dica com a pomada Contractubex, pois salvou minha vida!!! Eu fiz uma tatuagem maori meia manga, e para meu desespero, da metade para baixo do desenho e na parte de trás do braço ficou em alto relevo. O tatuador era bastante experiente, o estúdio excelente, mas esqueci combinar com a minha pele. Quando vi sua postagem resolvi experimentar a pomada antes de ir ao médico(nunca façam isso!Mas no desespero eu fiz), e para minha grata surpresa, depois de 3 semanas passando a pomada antes de dormir e de manhã, a minha tatuagem já está ficando lisa... Valeu!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não clareou a tua tatuagem com a utilização da pomada?

      Excluir
    2. Mas não clareou a tua tatuagem com a utilização da pomada?

      Excluir
  36. Caraca aconteceu a mesma coisa com a minha, vou seguir sua dica.

    ResponderExcluir
  37. Caraca aconteceu o mesmo que a minha, vou seguir essa sua Fica, dps falo se deu certo comigo 😉

    ResponderExcluir
  38. Obrigada pela fica! Tenho 6 tatuagem e nunca aconteceu isso, agora na sétima aconteceu.
    Já comprei a pomada e estou usando.
    Tomara que ajude pois a minha é grande pra fechar o braço.
    Valeu pela fica!

    ResponderExcluir
  39. Oi Cih!Com quanto tempo vc procurou o dermatologista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após um mês da sessão da tattoo, porque estava preocupada com a cicatrização.

      Excluir
  40. Adorei sua dica. Valeu por compartilhar conosco!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  41. A minha tatto ficiu em alto relevo ou seja qualoide por conta de um tatuador de merda. Então segui a dica da pomada Contrctubex paguei 58,00 mas não aguentei usar pois ardia e pinicava incontrolavelmente não deu pra usar, então comprei a Cicatricure estou usando a quatro dias vamos ver se vai dar algum resultado.

    ResponderExcluir
  42. Estou usando estou gostando dela obgd..

    ResponderExcluir

Me faça feliz! Comente!