15 abril 2010

Brother Luquinhas!

Alguém aí lembra que meu irmão se acidentou!? Escrevi esse e esse post mas nem dei muitos detalhes sobre. Agora que superei esse susto, posso falar com mais calma para vocês...

O acidente:
No feriado de 25 de Janeiro [Aniversário de Sampa], meu irmão saiu com meu primo, tio e papi para pescar na praia. A alegria deles é fica com água salgada até a cintura, vara de pescar na mão, iscas frescas na outra e é claro, pescar muitos peixes.
No auge da pescaria, acabaram-se as iscas e meu primo convidou meu irmão para voltarem á beira da praia para buscar mais. Na volta à margem da praia meu primo pediu para meu irmão segurar as varas de pesca e foi nessa hora que acidentalmente, meu irmão levou um golpe com o chumbo pontiagudo de uma das varas, bem no olho esquerdo.
Segundo meu brother, ele ficou zonzo com a pancada. Por mais que seja um objeto pequeno, imagine um chumbo de mais ou menos 1 polegada de comprimento batendo na sua cabeça!? Ainda mais na região dos olhos, que é um local sensível. A primeira reação foi levar as mãos sujas de isca [resto de camarão, lula, YUCK!].

O Socorro:
A partir deste momento começou uma corrida contra o tempo para levar no pronto socorro mais próximo. Pense comigo: BRASIL + Feriado + Hospital Público. Simplesmente pediram para meu irmão pegar a senha e ir para o final da fila.
Depois de tentarem uma clínica de oftalmologia e um pronto socorro em Itanhaém, a única saída foi o Hospital CEMA, em São Paulo. Nessa trajetório meu irmão perdeu o líquido existente dentro do globo ocular, sentia a sensação que um galho estava no seu olho e muita dor. 
Eu soube de tudo isso por uma ligação de celular, fiquei assustada e desesperada.
Meu namorado me levou até o CEMA junto com minha mamadi. Lá eu vi o estado do olho: Dilacerado. Dava para ver que a película que proteje a íris estava rasgada para o lado de fora do olho.
Aflição!? Nhaaa.
A angústia maior é a burocracia dos convênios médicos em liberar "autorização" da cirurgia, será que o pessoal não pensa nisso não? Nessas horas a gente enxerga a dura realidade brasileira. O quão vulneráveis somos. O quão insignificante somos para os governos e para com os outros.
A verdade é que QUASE [graças à Deus], posso falar QUASE... porque o pessoal do CEMA fez de tudo para meu irmão ser bem atendido, QUASE todo mundo esta pouco se importando com você e muito menos com o que você sente.

A Cirurgia:
Meu irmão tevê parte da córnea rasgada e parte riscada. Segundo os médicos, devido a lesão o olho perdeu o líquido interno que faz com que o olho tenha seu formato, tamanho e consistência. A consequência de ficar tanto tempo sem atendimento [7 horas aproximadamente], resultou em catarata devido a infecção, diminuição do globo ocular por perda do líquido e visão parcial.
A cirurgia consistiu em recuperar a parte lesionada e enchertar silicone e um gás para que o globo ocular voltasse ao tamanho normal.
No dia da cirurgia [dia seguinte ao acidente], fui trabalhar. Não consegui me concentrar, só pensava em meu irmão. Grças à Deus ele reagiu bem a cirurgia, foram mais de 4 pontos no olho e por isso o repouso tinha de ser absoluto. Quem já fez cirurgia sabe dos perigos de infecção e o desastre que é se os pontos resolvem abrir.

A Recuperação:
Nos primeiros dias eu ficava chateada de vê-lo tão cabisbaixo. Ainda mais um menino que adora esportes radicais, joga bola, estuda, anda de skate... É duro ver que ele estava se entendiando de ficar na cama. O repouso tinha que ser cumprido e a casa recebeu cuidados hospitalares para meu irmão não correr o risco de pegar infecção. Limpamos o quarto dele, desinfetamos tudo, trocamos a roupa de cama... Parecia até leito de hospital, até meu travesseiro eu tive que ceder, para que ele pudesse ficar apoiado quando estava cordado. Foram foi 1 mês de repouso, mais 2 mês de acompanhamento semanal e agora a notícia: Ele esta 90% bom.
Acho que todo esforço, carinho, orações foram cruciais na recuperação dele.
Obrigada para quem se procupou e orou. Obrigada á você que comentou no post do acidente e me deu aquela força em forma de palavras.
Luquinhas + Sorriso + Céu Azul   

Deus tem sido ótimo para mim e minha família. Fé a gente precisa ter sempre, por mais assustadora que seja a situação. Medo!? Podemos até sentir, mas temos que nos dar conta que tem alguém bem maior que todas as aflições do mundo e que sempre estará lá para nos ouvir.

A única sequela que ficou do acidente é o fato dele precisar usar óculos especiais para ter 100% de visão. Para quem quase perdeu um olho, usar óculos é NADA.

Meu irmão tevê muita sorte também, eu fico imaginando a mãe que não tem como pagar um convênio médico e precisa depender do governo. Pense nisso...
Calma, gente! Vou responder os comentários devagarzinho mais com muito carinho! Beijos! Esse post foi grande mas só lê quem quer, né!? Vou ficar feliz se os comentários do post foram relacionado ao que escrevi e ficarei mais feliz ainda em saber que você leu até o final!

17 comentários:

  1. Graças a Deus Cih! A coisa foi grave hã? E triste mesmo, em hospital (não só público viu, até particular) o pessoal é frio demais, não estã nem aí pro seu desespero!
    Mas já passou! Tudo de bom pro seu irmão, óculos não é nada para quem sofreu o que ele sofreu!
    Já passou! Agora e hora de seguir em frente! Bjocas!

    ResponderExcluir
  2. Miga me deixa muito feliz saber que ele está melhor. Eu já sabia do que havia acontecido na vez que vc me contou qndo nos encontramos... E de lá pra cá sempre oro por vocês, não só ele, mas a família precisa MUITO de apoio tb.
    Manda beijoo pra ele e tudo vai ficar bem flor.

    Bjimm

    ResponderExcluir
  3. eu li até o final! haushauahus q~ menina, eu tava por fora do acidente, admito. mas digo q qse chorei lendo o post, pq esses dias mesmo comentei aqui em casa como Deus é bom na minha vida e eu tenho todos os sentidos pra apreciar o mundo ao meu redor. fico mto feliz mesmo q ele esteja 90% bom! fico mto feliz q um simples oculos vai resolver agora!! graças a dedicação da sua familia e a dele, principalmente, uma situação de medo e agonia se tornou em mais uma batalha vencida. força pra vcs! e fala pra ele q eu acho óculos um charme hauahua (eu uso! q~)

    ResponderExcluir
  4. Graças a Deus que ele conseguiu se recuperar! Muita saúde pra toda a sua família e que nunca mais passe por um susto desses. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Poxa que acidente inesperado e que delicado né? Eu morreria de aflição, ainda bem que tudo correu bem!!

    Espero que os 10% que faltam ele se recuperar aconteça logo ^^ E quem sabe ele não opera depois pra largar os oculos?

    Fico feliz pelo final feliz, torci por ele!!

    Boa Sexta!!
    Miquilissss
    Bru

    ResponderExcluir
  6. Cih, eu li tudo.
    Lembro que na época eu fiquei bem preocupada com ele.
    O bom disso tudo é que ele está bem e com a família! :D

    Tudo ficará 100% ok!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie tudo bem miga?
    Saudades de ti!
    Miga que bom que seu irmão está bem melhor, nossa o Brasil é pobre em atendimento médico né miga, ninguém merece ficar na fila horas e horas com dor e ninguém ligar p/ isso, odeio essas coisas, meu sogro (já falecido) na época qdo era vivo ele ficava horas e horas na fila do hospital UNESP aqui em Botucatu e dava dó sabe mas imaginar que além dele havia várias outras pessoas piores e ninguém atendia logo isso dá uma raiva muito grande, agente sempre espera que melhore as coisas mas... o que sempre acontece é que as coisas só pioram, fazer o que né!
    Melhoras cada vez mais p/ ele, tudo di bom!!!
    Um ótimo fds p/ todos aí!!!
    Bjs!!!

    OBS: Ainda não comprei a minha máquina de costura =) estou em dúvida ainda por conta do preço, estou com medo de investir em algo que talvez eu nem vá usar tanto depois precisava falar com v sobr isso, vc tem entrado no msn? se entrar hj queria falar com vc sobre isso! Bjs miga!!

    ResponderExcluir
  8. Fico feliz de saber que tudo terminou bem.
    E sim Cih, um grande agradecimento a Ele que não deixou coisas piores acontecerem.
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  9. Mas é otimo saber que o teu irmao está melhor e que o socorro veio em hora oportuna. Moça, é assim mesmo, a vida nos ensina muita coisa. Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Oi Cih eu estava meio por fora no tempo em que seu irmão sofreu o acidente, mas li um dos post em que vc comentava sobre ele. Que bom que está tudo bem com ele e com vocês o apoio da familia deve ter sido muito importante p/ ele que Deus abençoe vc e sua familiaaaaa!!!
    Vocês merecem!
    Bjkas...

    ResponderExcluir
  11. Ahhhh foi um sustão mesmo... até eu de longe me assustei... mas fico feliz que deu tudo certo e graças a Deus o Lucas está aí fortão... e usar óculos não é nada!!!

    Amo ele por tabela... por te amar de montão!!! s2

    Cih... desculpa ontem não responder no msn... tinha capotado na frente do note, acredita?

    Beijooo

    ResponderExcluir
  12. ai, Cih, graças a Deus deu tudo certo! ^^ Feliz em ver seu irmão bem!
    Beijos! :***

    ResponderExcluir
  13. Ai Cih!! Que aflição! Mas só com muita fé somos capazes de atravessar esses momentos sofridos.
    Fico muito feliz em saber que seu irmão está melhor! Usar óculos é nada mesmo diante da gravidade do acidente. Pode-se dizer que foi um milagre!!
    Que ele melhore 100% o mais rápido possível!
    Tudo de bom pra você e sua familia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. 90% bom!!! Graças a Deus!!! Usar óculos nessa altura do campeonato, realmente não é nada.
    Confesso que quando deu a noticia que seu irmão sofreu um acidente, aqui no blog. Juro que logo pensei que foi acidente de moto. Sabe como é, jovem, moto, imprudência... Já ouvi tantas histórias.
    Mas o que importa é a recuperação do seu brother.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. nossa, eu morri de aflição lendo seu post :O
    q bom que agora ta tudo bem!
    abraços!

    ResponderExcluir
  16. eie! nossa, muito tempo que nao passo por aqui. sinto em saber o que aconteceu com seu irmão mas fico feliz que ele tenha se recuperado. usar oculos realmente não é nada, ainda bem que ele não ficou cego. nesse nosso brasil é complicado contar com o serviço público, eles acham que alguem que levou chumbo no olho pode ficar lá horas esperando na fila. um absurdo. espero que um dia melhre, mas enquanto não melhora a gente tem que dar o nosso jeito de não depender deles ¬¬
    beijocas!

    ResponderExcluir
  17. teve muita sorte mesmo! :)

    adorei o blog! =*

    ResponderExcluir

Me faça feliz! Comente!