Há exatamente 10 anos atrás eu tinha ficado encantada com esse Festival!
O primeiro ponto da festa é a decoração. O bairro da Liberdade já é meio mágico por si só mas, fica perfeito quando esta assim... Colorido. Nem sei explicar! Me sinto feliz, alegre e sinto isso por parte das pessoas também.
As ruas são fechadas na parte principal do bairro, a decoração fica esparramada nas calçadas, postes, lojas e nas feirinhas. Até as pessoas que vão para participar da festa, acabam decorando o lugar, é tradição nesta festa, fazer pedidos em pedaços de cartolina colorida [Cada cor de cartolina representa um tipo de desejo: amor, paz, dinheiro... etc] e pedurar nos galhos dos bambus.
Pedidos pendurados! Tão lindos!♥
Há muito tempo, de acordo com uma antiga lenda, morava próximo da Via-Láctea uma linda princesa chamada Orihime (織姫) a "Princesa Tecelã".
Certo dia Tentei (天帝) o "Senhor Celestial", pai da moça, apresentou-lhe um jovem e belo rapaz, Kengyu (牽牛) o "Pastor do Gado" (também nomeado Hikoboshi), acreditando que este fosse o par ideal para ela.
Os dois se apaixonaram fulminantemente. A partir de então, a vida de ambos girava apenas em torno do belo romance, deixando de lado suas tarefas e obrigações diárias.
Indignado com a falta de responsabilidade do jovem casal, o pai de Orihime decidiu separar os dois, obrigando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea.
A separação trouxe muito sofrimento e tristeza para Orihime. Sentindo o pesar de sua filha, seu pai resolveu permitir que o jovem casal se encontrasse, porém somente uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem sua ordem de atender todos os pedidos vindos da Terra nesta data. ♥
Na mitologia japonesa, este casal é representada por estrelas situadas em lados opostos da galáxia, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu).
Ok! É apenas uma lenda mas, acho que a essência do Festival é bonita. Só achei absurdo ter que pagar R$3 pelo pedaço de cartolina para fazer o pedido. hehehe Por mais simbólico que seja.
Acho que eu vou pedir para Deus [os meus pedidos] e agradecer por ter tido novamente a oportunidade de contemplar uma festa tão colorida, alegre e tradicional.
Uma amiga já tinha falado dessa festa também! ;D
Kiss e boa semana. ♥
share this post »