Alguém aí lembra que meu irmão se acidentou!? Escrevi
esse e
esse post mas nem dei muitos detalhes sobre. Agora que superei esse susto, posso falar com mais calma para vocês...
O acidente:
No feriado de 25 de Janeiro [Aniversário de Sampa], meu irmão saiu com meu primo, tio e papi para pescar na praia. A alegria deles é fica com água salgada até a cintura, vara de pescar na mão, iscas frescas na outra e é claro, pescar muitos peixes.
No auge da pescaria, acabaram-se as iscas e meu primo convidou meu irmão para voltarem á beira da praia para buscar mais. Na volta à margem da praia meu primo pediu para meu irmão segurar as varas de pesca e foi nessa hora que acidentalmente, meu irmão levou um golpe com o chumbo pontiagudo de uma das varas, bem no olho esquerdo.
Segundo meu brother, ele ficou zonzo com a pancada. Por mais que seja um objeto pequeno, imagine um chumbo de mais ou menos 1 polegada de comprimento batendo na sua cabeça!? Ainda mais na região dos olhos, que é um local sensível. A primeira reação foi levar as mãos sujas de isca [resto de camarão, lula, YUCK!].
O Socorro:
A partir deste momento começou uma corrida contra o tempo para levar no pronto socorro mais próximo. Pense comigo: BRASIL + Feriado + Hospital Público. Simplesmente pediram para meu irmão pegar a senha e ir para o final da fila.
Depois de tentarem uma clínica de oftalmologia e um pronto socorro em Itanhaém, a única saída foi o Hospital
CEMA, em São Paulo. Nessa trajetório meu irmão perdeu o líquido existente dentro do globo ocular, sentia a sensação que um galho estava no seu olho e muita dor.
Eu soube de tudo isso por uma ligação de celular, fiquei assustada e desesperada.
Meu namorado me levou até o
CEMA junto com minha mamadi. Lá eu vi o estado do olho: Dilacerado. Dava para ver que a película que proteje a íris estava rasgada para o lado de fora do olho.
Aflição!? Nhaaa.
A angústia maior é a burocracia dos convênios médicos em liberar "autorização" da cirurgia, será que o pessoal não pensa nisso não? Nessas horas a gente enxerga a dura realidade brasileira. O quão vulneráveis somos. O quão insignificante somos para os governos e para com os outros.
A verdade é que QUASE
[graças à Deus], posso falar QUASE... porque o pessoal do
CEMA fez de tudo para meu irmão ser bem atendido, QUASE todo mundo esta pouco se importando com você e muito menos com o que você sente.
A Cirurgia:
Meu irmão tevê parte da córnea rasgada e parte riscada. Segundo os médicos, devido a lesão o olho perdeu o líquido interno que faz com que o olho tenha seu formato, tamanho e consistência. A consequência de ficar tanto tempo sem atendimento [7 horas aproximadamente], resultou em catarata devido a infecção, diminuição do globo ocular por perda do líquido e visão parcial.
A cirurgia consistiu em recuperar a parte lesionada e enchertar silicone e um gás para que o globo ocular voltasse ao tamanho normal.
No dia da cirurgia [dia seguinte ao acidente], fui trabalhar. Não consegui me concentrar, só pensava em meu irmão. Grças à Deus ele reagiu bem a cirurgia, foram mais de 4 pontos no olho e por isso o repouso tinha de ser absoluto. Quem já fez cirurgia sabe dos perigos de infecção e o desastre que é se os pontos resolvem abrir.
A Recuperação:
Nos primeiros dias eu ficava chateada de vê-lo tão cabisbaixo. Ainda mais um menino que adora esportes radicais, joga bola, estuda, anda de skate... É duro ver que ele estava se entendiando de ficar na cama. O repouso tinha que ser cumprido e a casa recebeu cuidados hospitalares para meu irmão não correr o risco de pegar infecção. Limpamos o quarto dele, desinfetamos tudo, trocamos a roupa de cama... Parecia até leito de hospital, até meu travesseiro eu tive que ceder, para que ele pudesse ficar apoiado quando estava cordado. Foram foi 1 mês de repouso, mais 2 mês de acompanhamento semanal e agora a notícia: Ele esta 90% bom.
Acho que todo esforço, carinho, orações foram cruciais na recuperação dele.
Obrigada para quem se procupou e orou. Obrigada á você que comentou no post do acidente e me deu aquela força em forma de palavras.
Luquinhas + Sorriso + Céu Azul
Deus tem sido ótimo para mim e minha família. Fé a gente precisa ter sempre, por mais assustadora que seja a situação. Medo!? Podemos até sentir, mas temos que nos dar conta que tem alguém bem maior que todas as aflições do mundo e que sempre estará lá para nos ouvir.
A única sequela que ficou do acidente é o fato dele precisar usar óculos especiais para ter 100% de visão. Para quem quase perdeu um olho, usar óculos é NADA.
Meu irmão tevê muita sorte também, eu fico imaginando a mãe que não tem como pagar um convênio médico e precisa depender do governo. Pense nisso...
Calma, gente! Vou responder os comentários devagarzinho mais com muito carinho! Beijos! Esse post foi grande mas só lê quem quer, né!? Vou ficar feliz se os comentários do post foram relacionado ao que escrevi e ficarei mais feliz ainda em saber que você leu até o final!
share this post »